Perguntas Frequentes
SOBRE CORSET
1. O que é corset?
O corset é uma peça estruturada que foi usada a partir da idade média com intuito primordial de manter a postura feminina e masculina elegante e reta. Foi usado como uma peça de lingerie que não podia ser descartada durante séculos e com o tempo passou a ser usado para afinar a cintura de ambos os sexos.
O corset passou por modificações de tamanhos, formatos e materiais durante os séculos de acordo com sua época, tecnologia usada, lugar e moda da época. Foram usadas desde barbatanas e busk de madeira e bambu, à ferro e barbatanas de baleia e hoje são aço inóx e temperado. Os corsets foram por muito tempo peças duras, usadas para modificar os corpos desde a infância e nada anatômicos. Porém eram confeccionados sob-medida e portanto a peça era confortável. Mais tarde, mais ou menos na era Vitoriana, os corsets passaram a ter formas e desenhos mais anatômicos, o que permitia o uso contínuo sem desconforto.
Com a invenção da máquina de costura e da produção de roupas em massa, os corsets passaram a ser produzidos em tamanho padrão e então as mulheres passaram a "sofrer" para usá-los pois não se encaixavam direito em seus corpos. Enquanto os mais abastados continuavam confeccionando suas peças com suas modistas e alfaiates, a população mais pobre compravam as peças prontas e mais baratas.
2. Qual a diferença entre corset, corselet, corpete e espartilho?
A escrita é a mesma em inglês ou francês, porém a pronúncia em fracês é corsêt ( com T mudo) e em inglês é côrset.
Corselet ou corpete é uma peça com uma ou das camadas de tecido, sem estrutura para aguentar ser apertado, barbatanas de plástico e não modifica o corpo, apenas modela o que já se tem.
Espartilho. No Brasil virou sinônimo de peças de lingerie geralmente confeccionadas em tule e/ou renda com cintas liga-acoplada com finalidade sensual.
3. Qualquer pessoa pode usar um corset?
Sim. Qualquer pessoa de qualquer idade, qualquer sexo, e qualquer tamanho pode usar um corset que não tenha finalidade de praticar tight-lacing ( ver definição mais para frente).
4. Como é feito um corset e quais são seus materiais?
Um corset moderno é confeccionado geralmente com 1 à 6 camdas de tecido dependendo do modelo e finalidade. A peça possui estrutura em aço inóx e/ou aço temperado, reforços, tecidos de preferência em tecidos de fibrar naturais como algodão, linho ou viscose, e tecidos que não esticam.
O importante é saber que uma corsetmaker séria, estuda anos para se especializar na confecção de corset, tem conhecimento de modelagem, costura, anatomia humana e ergonomia.
O formato do corset: barras retas, arredondadas ou pontudas, caneletas e viés diferenciados, um painel de cor diferente ou tecido diferente são meramente estéticos, não influenciam no resultado.
Outros detalhes como costas altas ( ajudam a manter gordurinhas nas costas dentro do corset) e ancas eduardianas ( dão a impressão de quadril mais largo e cintura mais fina ajudando a manter a bacia mais arredondada) possuem finalidades que influenciam no resultado final.
5. O que são barbatanas espiraladas ou ortopédicas?
São barbatanas maleáveis em aço inóx, especialmente criadas para serem utilizadas nas curvas do corset dando sustentação, mas curvando-se facilmente e moldando o corpo sem causar desconfortos ou incômodos.
6. O que são barbatanas flats?
São as barbatanas lisas e achatadas. São peças duras e podem ser de aço inóx ou temperado, usadas para as partes retas do corset como barriga e costas visando o suporte e sustentação da peça. Não podem em hipótese alguma ser usadas nas curvas e laterais do corset.
7. O que é um busk? Porquê existem tantos modelos e tamanhos?
O busk é o fechamento típico do corset. O busk de metal com fechos que nós conhecemos surgiu na Era Vitoriana, mais o menos na metade do século XIX e é usado até hoje pela praticidade e rapidez que concede. Os busk's são:
- Busk em Metal comum: São os busk's mais usados atualmente. São duas barbatanas flats de mesma espessura, cada um com metade do fecho, em um ficam os fechos e no outro os rebites. Podem ser mais maleáveis, ou mais duros. Podemos encontrar nas cores: prata, dourado, preto e com cristais Swarovisk;
- Busk em Madeira: Busk usado na era medieval, Renascentista e Barroca, e trazido à moda novamente quase duzentos anos mais tarde na Era Napoleônica. O busk consistia em uma barbatana flat grossa feita de madeira. Não há fechamento, servia apenas para achatar a barriga e manter o tronco reto;
- Busk chato de Metal ( underbusk): Consiste em uma flat de largura grande em metal que era usada na Renascença e Era Barroca, assim como o busk de madeira, só mudava o material. Hoje também é muito usado para reforçar busk's mais maleáveis.
- Busk Spoon: Busk usado na era Vitoriana Tardia em formato de colher, sendo a parte de baixo mais larga que a de cima, com curvas por toda a peça e o busk tendo um pequeno envergamento para sustentação da barriga. Possui fechos assim como o busk comum;
- Busk Cônico: Busk usado na era Eduardiana sendo mais fino em cima e mais grosso embaixo, possui fechos assim como o busk comum.
8. Por que um corset deve ser preferencialmente sob-medida?
Cada pessoa possui uma proporção de corpo única e própria, não apenas na horizontal, mas na vertical também. São larguras e comprimentos diferentes. Raramente são encontradas duas pessoas com as mesmas proporções.
9. Posso usar um corset tamanho padrão (P,M,G)?
Sim. Desde que a peça não seja utilizada para tight-lacing. Porém fique de olho onde você compra seu corset, pode estar adquirindo uma imitação mal-feita ou falsificação que pode estragar rapidinho ou prejudicar a sua saúde. Se houver um corset pronto para vender verifique se ele se encaixa nas suas medidas, se não fica nem grande, nem pequeno, nem muito comprido ou muito curto.
10. Quais riscos posso correr se usar um corset que não foi confeccionado com as minhas medidas?
Uma falsificação de baixa qualidade irá em pouco tempo estragar além de não dar o mínimo de curvatura necessário no corpo. Uma imitação mal-feita, pode prejuducar a sua saúde, causando dores, hematomas e até prejudicando a circulação sanguínea e linfática, pois apertará onde não deve e provavelmente será uma peça dura, sem o mínimo de elasticidade e conforto, terá estrutura errada, feia e confeccionada de qualquer jeito. Além de não causar o mínimo de um resultado esperado de um corset.
11. Corsets podem ser feitos unicamente com barbatanas flat?
12. Qual o valor médio de um corset?
13. Em quais tecidos podem ser confeccionados corsets?
Um corset pode ser confeccionado em praticamente qualquer tecido que não seja uma malha com grande elasticidade ou paetê pronto. Consulte seu corsetmaker.
14. Como devo lavar meu corset?
15. A cada quanto tempo devo lavar ele?
16. Quanto tempo um corset demora para ser confeccionado?
17. Como tiro minhas medidas?
18. Posso enviar um tecido que tenho para você confeccionar um corset pra mim?
19. Você confecciona corsets masculinos?
20. Você confecciona uma peça a partir de uma foto ou desenho?
21. Você confecciona reproduções de corsets de época?
Sim. Confeccionamos reproduções de corsets de época. Entre em contato para orçamentos.
SOBRE TIGHT-LACING
1. O que é tight-lacing?
Tight-Lacing, da tradução literal "laço-apertado", é o nome dado à prática de usar um corset de treino, ( especialmente confeccionado para essa finalidade, com reforços necessário e obrigatoriamente sob-medida), durante algumas horas por dia, visando afinar a cintura permanentemente.
2. Qualquer pessoa pode praticar tight-lacing?
2.1. Pessoas acima do peso podem praticar Tight-Lacing?
Sim. Peso não é problema para quem deseja praticar tight-lacing, desde que o corset seja confeccionado de acordo com o tamanho da pessoa e possua os reforços necessários.
2.2. Mulheres após o parto podem praticar Tight-Lacing?
Não. Nenhuma mulher que deu à luz pode praticar tight-lacing ou usar qualquer tipo de corset. Após algum tempo é possível voltar ou iniciar ou treino, mas fique atento:
- Parto Normal: Após mais ou menos 3 meses do parto, com liberação do médico para exercícios físicos pesados , o tight-lacing pode ser praticado. Voltar ao treino antes do prazo indicado pelo médico pode causar problemas de saúde permanente e em casos mais extremos a morte.
- Parto Cesariana: Após mais ou menos 12 à 18 meses do parto, com liberação do médico e cicatrização completa do tecido ( que leva de 12 à 18 meses), o tight-lacing pode ser praticado. Voltar ao treino antes da cicatrização completa dos tecidos pode causar problemas de saúde permanente como cicatrização errada, flacidez, pele caída formando uma abinha acima da virilha, abertura de pontos internos, hemorragia, problemas na circulação da região, necrose do tecido eptelial, ou muscular e em casos mais extremos a morte.
2.3. Pessoas após cirurgias podem praticar Tight-Lacing?
2.4. Mulheres grávidas podem praticar Tight-Lacing?
2.5. Pessoas em processo de emagrecimento podem praticar Tight-Lacing?
2.6. Pessoas com problemas nos orgãos internos abdominais podem praticar Tight-Lacing?
2.7. Pessoas com problemas respiratórios podem praticar Tight-Lacing?
2.8. Pessoas com problemas circulatórios ou do coração podem praticar Tight-Lacing?
2.9. Pessaos com problemas de coluna podem praticar Tight-Lacing?
Depende. Em alguns problemas como lordose ou escoliose mais simples, o corset pode ajudar a menter a coluna reta, em outros casos pode acabar prejudicando e agravando o caso. Consulte seu ortopedista.
3. Quais tecidos são melhores para um corset para Tight-Lacing?
Os tecidos mais indicados para tight-lacing são: gabardine, tricoline, oxford, sarja de algodão, brim, jeans, tela de algodão, algodão estampado importado ou nacional, brocados simples importado ou nacional e cetins nobres mais grossos como o cetim bucol, cetim duchesse ou cetim italiano.
4. Qual o tipo de fechamento apropriado para meu corset para Tight-Lacing?
Corsets para tight-lacing devem possuir fechamentos adequados que aguentem o trando e a pressão de um corset apertado. Os mais recomendados são o busk ou nenhuma abertura frontal. Alguns tipos de fechos prensados por rebite em uma barbatana flat também podem ser usados para tight-lacing.
5. Que exercícios devo praticar para conseguir praticar Tight-Lacing?
6. Que alimentos devo comer ou não para praticar Tight-Lacing?
Não devem ser ingeridos:
- carnes pesadas e gordurosas, como porco, bacon, linguiça ou qualquer carne que necessite de maior tempo de digestão;
- grãos como feijão, ervilhas, milha, grão de bico, lentilha, etc;
- bebidas alcóolicas e/ou gaseificadas;
Devem ser ingeridos:
- alimentos diuréticos como pepino, melancia, alface, etc. Remédios diuréticos são proibidos a não ser por recomendação médica devido a um problema de saúde;
- Pelo menos 2 litros de água por dia;
- Deve-se comer em pequenas quantidades a cada 3 horas, alimentos leves e de fácil digestão.
7. Quanto tempo devo usar por dia o corset para que dê resultado?
Isso é muito relativo. Algumas pessoas conseguem mais resultados e outras menos com o mesmo tempo de uso. O importante é
8. Quanto tempo devo esperar para mandar apertar meu corset após este ter fechado totalmente na linha da cintura?
9. Posso usar meu corset para dormir?
9.1. Posso usar meu corset para treinar apenas durante o sono?
10. Posso comer de Corset?
11. Posso fazer exercícios de corset?
12. O que fazer quando cheguei na medida que desejava reduzir?
13. Quais outros cuidados devo ter com meu corset para tight-lacing?
-Guardar em lugar arejado, sem umidade e sem peso em cima, de preferência dentro de um saquinho de tecido com um envelope de sílica dentro; - O corset não é uma peça paa ser lavada com frequencia. Uma peça para tight-lacing pode ser lavado no máximo 2 vezes por ano, com água fria e sabão neutro. Não podem ser usados sabão em pó, detergente, alvejante, amaciante ou outra química para limpeza.
- É obrigatório o uso de um liner ( tudo de malha de algodão) por baixo do corset ou de uma roupa em malha para que o corset não fique em contato com a pele;
- O praticante não pode soltar o peso superior do corpo no corset, isso pode levar à quebra de barbatanas ou busk ou envergamento.
14. O que preciso saber e fazer antes de começar meu treino definitivo?
- 1. Como está a minha saúde? Me encaixo nos requisitos citados acima da saúde?
- 2. Como está minha coluna? Possuo algum problema de coluna confirmado ou tenho alguma dúvida? ( procure seu ortopedistas em caso de dúvdas sobre a saúde da sua coluna.)
- 3. Tenho a paciência e disciplina para seguir as horas usando o corset e seguir a dieta e exercícios impostos e obrigatórios?
- 4. Tenho conciência que o corset modificará meu corpo, melhorando minhas curvas, porém nunca transformando meu corpo em outro diferente?
- 5. Tenho consciência que o corset modifica apenas a cintura e não elimina gorduras, culotes, barriga ou costas?
Sabendo desses requisitos, é só escolher seu modelo.
SOBRE FIGURINOS
1. Que tipo de figurinos são confeccionados?
2. Quais as épocas em que os figurinos podem ser confeccionados?
- Idade Média;
- Renascença;
- Era do Barroco;
- Era do Rococó (Maria Antonieta);
- Era do Império de Napoleão;
- Era Vitoriana Cedo/Era romântica (época das armações redondas grandes chamadas crinolinas);
- Era Vitoriana Tardia (época das anquinhas);
- Era Eduardiana (época do Titanic).
Também confeccionamos cosplays, lolitas e fantasias.
3. O underwear também pode ser confeccionado de acordo com a época em que escolhi fazer meu figurino?
4. Meu figurino vai precisar de um corset?
5. Meu figurino vai precisar de uma armação ( crinolina/cage, anquinha, paniers, etc)?
6. Quantas anáguas são necessárias para manter meu figurino o mais realista possível?
7. Qual o underwear (roupa de baixo) que meu figurino necessitará?
O tipo de underwear dependerá muito da época. Algumas épocas eram poucas peças, outras eram demasiadas. Em alguns momentos as mulheres abandonaram os corsets, em outras eles vem maiores e mais pesados. Entre em contato para tirar suas dúvidas.
8. Qual o melhor tecidos para confeccionar meu underwear (roupa de baixo)?
9. Qual o melhor tecido para confeccionar meu figurino?
10. Que tipos de acabamentos meu figurino vai ter?
Isso vai depender do seu gosto, do tipo de figurino, tipo de época e se o figurino é realista ou estilizado. Alguns figurinos possuem estruturas de corset por dentro e outros tanto femininos como masculinos possuem barbatanas de aço para manter a peça esticada e lisa.
11. Posso escolher o tecido do meu figurino?
12. Qual o valor média de um figurino?
13. Posso enviar um tecido que tenho para você confeccionar um figurino pra mim?
Sim. Mas é necessário que o tecido seja analisado antes para confirmação se poderá seu usado e que haja tecido o suficiente para a confecção.
14. Você possui acessórios para compôr um figurino?
Sim. Possuímos algumas peças que você pode adquirir para completar seu figurino tais como algumas bijuterias, broches, sombrinhas, leques e luvas simples.
15. Meu figurino é exclusivo?
Sim. Cada figurino é composto de tecidos únicos e de acabamento específicos e de maneira que nenhuma outra pessoa terá a mesma peça.
16. Vocês confeccionam figurinos Steampunk?
Sim. Confeccionamos figurinos steampunk à gosto do cliente.
17. Vocês confeccionam figurinos masculinos?
Sim. O esquema é o mesmo dos figurinos femininos.
18. Quanto tempo um figurino demora para ser confeccionado?
O tempo de confecção de um figurino leva em média 90 dias. É necessário antes obter todas as informações do cliente sobre como deseja a peça e que aparência quer que tenha e então ir atrás dos tecidos para que o cliente aprove e só então as peças serão confeccionadas. Figurinos mais simples como underwear e corsets de época são de confecção mais rápida e portanto levam de 15 à 60 dias dependendo da demanda do atelier.