O corset é uma peça estruturada que foi usada a partir da idade média com intuito primordial de manter a postura feminina e masculina elegante e reta. Foi usado como uma peça de lingerie que não podia ser descartada durante séculos e com o tempo passou a ser usado para afinar a cintura de ambos os sexos. O corset passou por modificações de tamanhos, formatos e materiais durante os séculos de acordo com sua época, tecnologia usada, lugar e moda da época. Foram usadas desde barbatanas e busk de madeira e bambu, à ferro e barbatanas de baleia e hoje são aço inóx e temperado. Os corsets foram por muito tempo peças duras, usadas para modificar os corpos desde a infância e nada anatômicos. Porém eram confeccionados sob-medida e portanto a peça era confortável. Mais tarde, mais ou menos na era Vitoriana, os corsets passaram a ter formas e desenhos mais anatômicos, o que permitia o uso contínuo sem desconforto. Com a invenção da máquina de costura e da produção de roupas em massa, os corsets passaram a ser produzidos em tamanho padrão e então as mulheres passaram a "sofrer" para usá-los pois não se encaixavam direito em seus corpos. Enquanto os mais abastados continuavam confeccionando suas peças com suas modistas e alfaiates, a população mais pobre compravam as peças prontas e mais baratas.
Corset, que traduzindo literalmente ao português quer dizer espartilho, é a peça estruturada e confeccionada com várias camadas de tecido ( não em todos os modelos, mas fique atendo à imimitações mal-feitas e falsificações), com estrutura e reforços propositalmente feitos para que a peça aguente a pressão de ser apertada, estruturada atualmente em barbatanas e busk de aço inóx e/ou temperado que modifica o corpo com o uso. A escrita é a mesma em inglês ou francês, porém a pronúncia em fracês é corsêt ( com T mudo) e em inglês é côrset. Corselet ou corpete é uma peça com uma ou das camadas de tecido, sem estrutura para aguentar ser apertado, barbatanas de plástico e não modifica o corpo, apenas modela o que já se tem. Espartilho. No Brasil virou sinônimo de peças de lingerie geralmente confeccionadas em tule e/ou renda com cintas liga-acoplada com finalidade sensual.
Um corset moderno é confeccionado geralmente com 1 à 6 camadas de tecido dependendo do modelo e finalidade. A peça possui estrutura em aço inóx e/ou aço temperado, reforços, tecidos de preferência em tecidos de fibras naturais como algodão, linho ou viscose, e tecidos que não esticam. O importante é saber que uma corsetmaker séria, estuda anos para se especializar na confecção de corset, tem conhecimento de modelagem, costura, anatomia humana e ergonomia. O formato do corset: barras retas, arredondadas ou pontudas, caneletas e viés diferenciados, um painel de cor diferente ou tecido diferente são meramente estéticos, não influenciam no resultado. Outros detalhes como costas altas ( ajudam a manter gordurinhas nas costas dentro do corset) e ancas eduardianas ( dão a impressão de quadril mais largo e cintura mais fina ajudando a manter a bacia mais arredondada) possuem finalidades que influenciam no resultado final.
O busk é o fechamento típico do corset. O busk de metal com fechos que nós conhecemos surgiu na Era Vitoriana, mais o menos na metade do século XIX e é usado até hoje pela praticidade e rapidez que concede. Os busk's são: - Busk em Metal comum: São os busk's mais usados atualmente. São duas barbatanas flats de mesma espessura, cada um com metade do fecho, em um ficam os fechos e no outro os rebites. Podem ser mais maleáveis, ou mais duros. Podemos encontrar nas cores: prata, dourado, preto e com cristais Swarovisk; - Busk em Madeira: Busk usado na era medieval, Renascentista e Barroca, e trazido à moda novamente quase duzentos anos mais tarde na Era Napoleônica. O busk consistia em uma barbatana flat grossa feita de madeira. Não há fechamento, servia apenas para achatar a barriga e manter o tronco reto; - Busk chato de Metal ( underbusk): Consiste em uma flat de largura grande em metal que era usada na Renascença e Era Barroca, assim como o busk de madeira, só mudava o material. Hoje também é muito usado para reforçar busk's mais maleáveis. - Busk Spoon: Busk usado na era Vitoriana Tardia em formato de colher, sendo a parte de baixo mais larga que a de cima, com curvas por toda a peça e o busk tendo um pequeno envergamento para sustentação da barriga. Possui fechos assim como o busk comum; - Busk Cônico: Busk usado na era Eduardiana sendo mais fino em cima e mais grosso embaixo, possui fechos assim como o busk comum.
Sim. Desde que a peça não seja utilizada para tight-lacing. Porém fique de olho onde você compra seu corset, pode estar adquirindo uma imitação mal-feita ou falsificação que pode estragar rapidinho ou prejudicar a sua saúde. Se houver um corset pronto para vender verifique se ele se encaixa nas suas medidas, se não fica nem grande, nem pequeno, nem muito comprido ou muito curto.
Em primeiro lugar deve-se levar em conta que corsets como peças que modificam o corpo precisam ser confeccionados com as suas medidas. Se tiver um corset legítimo para uso esporádico e ele não lhe causar desconfortos não há problemas, porém a maioria das peças prontas no mercado são tentativas de imitações de corsets ou falsificações de baixa qualidade. Uma falsificação de baixa qualidade irá em pouco tempo estragar além de não dar o mínimo de curvatura necessário no corpo. Uma imitação mal-feita, pode prejuducar a sua saúde, causando dores, hematomas e até prejudicando a circulação sanguínea e linfática, pois apertará onde não deve e provavelmente será uma peça dura, sem o mínimo de elasticidade e conforto, terá estrutura errada, feia e confeccionada de qualquer jeito. Além de não causar o mínimo de um resultado esperado de um corset.
As medidas para serem tiradas são informadas após escolha do modelo. As medidas devem ser tiradas com uma fita métrica em centimetros, sem folga na fita seguindo a imagem e as indicações. Sem roupa ou de underwear na frente do espelho. Na dúvida faça marcações na pele com caneta hidrográfica (que sai na água). Caso continue com dúvida envie para nosso e-mail (josetteblanchardcorsets@gmail.com) uma foto sua em underwear ou beachwear que faremos marcações na foto e enviaremos de volta.